A vida nas comunidades primitivas (exercícios)

QUESTÃO 01 (Descritor: identificar características do Paleolítico)

 

Assunto: Período Paleolítico

 

O Paleolítico é o período mais remoto da história da humanidade. Ele abrange um longo espaço de tempo que se estende da época do surgimento dos primeiros seres humanos até, aproximadamente, o ano10.000 a.C. Esse período é caracterizado pela utilização de instrumentos produzidos a partir de pedras “lascadas”.

 

Todas as opções abaixo se relacionam ao Período Paleolítico, EXCETO:

a)   caça, pesca e coleta de alimentos;

b)   vida sedentária;

c)   habitação em cavernas e abrigos sob as rochas;

d)   descoberta da técnica da fabricação do fogo.

 

 

QUESTÃO 02 (Descritor: identificar características do Neolítico)

 

Assunto: Período Neolítico

 

Marque V para as alternativas verdadeiras e marque F para as alternativas falsas.

 

(     ) Na divisão do trabalho por sexo, no Período Neolítico, a mulher era encarregada da colheita, do    pastoreio, da tecelagem.

(     ) Por volta de5000 a4000 a.C., o homem adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre a técnica de fundir (derreter) metais e o primeiro metal utilizado foi o ferro.

(     ) No Período Neolítico verificou-se um desenvolvimento dos meios de transporte, com a invenção da  roda e do barco a vela.

(     ) A invenção da escrita pelos povos que habitavam o território do Egito Antigo e da Mesopotâmia possibilitou a transmissão de conhecimento e cultura dos povos para as futuras gerações.

 

A seqüência correta é:

a)   F V F F

b)   F F V V

c)   V F V V

d)   V F F V

 

 

QUESTÃO 03  (Descritor: interpretar texto sobre vestígios da pré-história no Brasil)

 

Assunto: a arqueologia brasileira

 

Leia a reportagem abaixo.

O passado "esquecido" do Brasil

A Arqueologia no Brasil realmente não é muito divulgada, mas nosso território foi palco de importantes descobertas, sendo que possuímos centenas de sítios arqueológicos catalogados. No país são desenvolvidas pesquisas arqueológicas que abrangem os mais diversos períodos históricos, desde as épocas mais primitivas (pré-história) até o século XIX (arqueologia histórica). Faremos aqui o relato destas atividades de resgate do passado, expondo os mais importantes achados da arqueologia brasileira. O mais antigo crânio de um ser humano “pré-histórico” já exumado nas Américas foi encontrado nas cavernas da região de Lagoa Santa (Estado de Minas Gerais), ele data de aproximadamente 11.000 anos e pertenceu a uma mulher, batizada como Luzia, uma referência ao mais antigo fóssil de um hominídeo (Lucy, de 2 milhões de anos, descoberto na África). Esta região de Lagoa Santa foi pesquisada no século XIX pelo dinamarquês Peter Lund, pioneiro no estudo da pré-história brasileira. Ainda em Minas Gerais, no Vale do Peruaçu, estão as mais espetaculares obras de arte rupestre do país. Elas se destacam pelo uso de cores variadas e pelos grafismos geométricos. Os arqueólogos afirmam que os jogos de cores e formas são superiores aos encontrados no continente europeu. As pinturas mais antigas têm 11.000 anos e as mais recentes 2.000 anos. Já a Serra da Capivara (Estado do Piauí), abriga um dos sítios arqueológicos mais ricos do mundo. São 25.000 desenhos que, juntamente com utensílios de pedra, ossos e vestígios de fogueiras, provocam uma revisão da história do homem no continente americano. No Rio Grande do Sul diversos grupos indígenas pré-históricos desenvolveram suas culturas, o chamado Povo das Casas Subterrâneas organizou verdadeiras "aldeias formigueiro" compostas por cerca de 30 habitações escavadas na terra, protegendo seus moradores do frio invernal. Também na região amazônica e litorânea houve alojamento de grupos humanos na pré-história, esses casos serão relatados a seguir.

Fonte: www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/brasileira.htm - acesso: 12/11/2005)

 

Leia as afirmativas referentes a reportagem.

 

I)       As pesquisas arqueológicas no Brasil comprovaram a inexistência de vestígios pré-históricos em nosso território.

II)      As descobertas arqueológicas no Brasil, apesar de muitas, são muito pouco divulgadas.

III)     A arte rupestre brasileira diferencia-se da européia, sobretudo pela grande variedade de cores utilizadas nas pinturas.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

 

a)      Somente a afirmativa I está correta.

b)      Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c)      Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

d)      Somente as afirmativas II e III estão corretas.

 

 

QUESTÃO 04  (Descritor: identificar a importância do fogo para o homem primitivo)

 

Assunto: vida no paleolítico

 

Assinale a afirmativa que NÂO justifica a frase abaixo.

 

"A conquista do fogo foi muito importante para a evolução do homem" por que a partir dela...

 

a)      O homem pode proteger-se de animais ferozes.

b)      Os alimentos passaram a ser cozidos / assados.

c)      Os homens passaram a viver isolados de suas antigas tribos.

d)      A mortalidade humana, que era alta, começou a diminuir.

 

 

QUESTÃO 05  (Descritor: interpretar texto sobre o trabalho do arqueólogo)

 

Assunto: a Arqueologia

O trabalho do arqueólogo

 

Arqueólogos são profissionais que estudam as culturas do passado por meio dos objetos produzidos por seus membros, como pontas de flechas, de lanças, machados, restos de alimentação, de túmulos e pinturas feitas em cavernas. Este texto, escrito pelo arqueólogo Norberto Luiz Guarinello, mostra uma das formas pelas quais estes estudiosos ficam sabendo quando foi feito ou usado aquilo que encontram.

O principal método de datação é denominado carbono 14 e se baseia numa interessante descoberta. Todos os seres vivos, todas as plantas e animais possuem em seus corpos uma quantidade, embora pequena, de carbono radioativo, que absorvem ao respirar e se alimentar. Quando os seres morrem, no entanto, a radiação vai naturalmente diminuindo, e é possível medir essa diminuição.

Um pedaço de osso ou de madeira encontrado numa escavação pode ser enviado a um laboratório para medir a quantidade de carbono radioativo. O resultado do exame será o conhecimento de quando a árvore ou animal viveram e, assim, de quando viveu o povo que se utilizou deles.

(Fonte: GUARINELLO. Norberto L. Os primeiros habitantes do Brasil. p. 10.)

Assinale a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.

 

a)      Os arqueólogos são pesquisadores que utilizam como fonte de pesquisa apenas os documentos escritos deixados pelos homens.

b)      A identificação da idade de um objeto ou ser vivo é possível a partir da quantidade de Carbono 14 nele encontrado.

c)      Os avanços tecnológicos ainda não possibilitam a identificação de época de qualquer objeto encontrado nas escavações arqueológicas.

d)      Os seres vivos, após sua morte, iniciam a absorção de uma substância radioativa que permite aos arqueólogos identificar sua origem e idade.

 

 

QUESTÃO 06 (Descritor: identificar as conseqüências da “Revolução Neolítica”)

 

Assunto: a “revolução neolítica”

 

A expressão “Revolução Neolítica” permitiu várias mudanças estruturais. São mudanças ocorridas com a “Revolução Neolítica”, EXCETO

 

a)      mudanças de crenças religiosas.

b)      mudanças tecnológicas.

c)      mudanças nas estruturas sociais

d)      mudanças econômicas

 

QUESTÃO 07 (Descritor: caracterizar a vida do ser humano paleolítico)

 

Assunto: Paleolítico

 

“No período Paleolítico (cerca de7.000.000 a10.000 a.C) o homem era inferior a outros animais em força física e agilidade, porém era inteligente e sabia utilizar recursos da natureza”. (FRANCO JR., Hilário; CHACON, Paulo Pan. História Econômica e Geral do Brasil)

 

A partir do fragmento acima escolha a alternativa correta:

 

a)   No período Paleolítico, o homem já fixava-se em determinadas regiões, sedentarizando-se.

b)   No Período Paleolítico, o homem dependia da caça, da pesca e da coleta de raízes.

a)     No Período Paleolítico, o homem conseguiu domesticar os animais, permitindo a sedentarização.

b)    No Período Paleolítico, o homem aperfeiçoou as técnicas de construção de armas.

 

 

QUESTÃO 08(Descritor: identificar o período da pré-história a que o trecho se refere)

 

Assunto: Sociedades Primitivas

 

A característica fundamental desse período pode ser atribuída às transformações aceleradas das relações do homem com a natureza. A prática da agricultura e a domesticação dos animais permitiu ás sociedades primitivas o controle da produção de alimentos, a sedentarização e, consequentemente, o aumento da população.

 

O trecho acima se refere ao período conhecido como.

  

a)     Cenozóico

b)    Neolítico

c)     Idade dos Metais

d)    Mesozóico

e)     Paleolítico

 

QUESTÃO 09 (Descritor: interpretar figura referente ao Neolítico.)

Assunto: Neolítico

 

Observe a figura a seguir.

 

 

 

A partir das informações apresentadas pela figura acima, elabore um texto descritivo destacando as características sociais e econômicas do período Neolítico.

 

 

QUESTÃO 10 (Descritor: identificar e caracterizar as mudanças ocorridas na passagem do Paleolítico para o Neolítico.)

 

Assunto: Período Neolítico

 

Não está em discussão - porque é uma evidência - a importância, o significado histórico das transições, onde elas de fato ocorreram. O que não se pode é, simplesmente, atribuir ao "primitivismo" de um grupo, a seu caráter de "pré-civilizado", a não ocorrência da passagem de coletor a agricultor.

a) Identifique a transição a que o texto se refere.

 

b) Caracterize, de maneira geral, as mudanças ocorridas em decorrência dessa transição.

 

 

QUESTÃO 11 (Descritor: explicar a Teoria Evolucionista)

 

Assunto: Origem do homem

 

O surgimento do homem é explicado através de duas teorias: a Teoria Criacionista e a Teoria Evolucionista. Segundo a Teoria Criacionista, o homem é uma criação direta de Deus.

 

Que defende a Teoria Evolucionista, formulada por Charles Darwin, no século XIX?

 

 

QUESTÃO 12 (Descritor: reconhecer avanços no Neolítico)

 

Assunto: Pré – História

 

Leia o texto com atenção

 

No Neolítico, nossos antepassados aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados. (...) Nesse período o homem se relacionava de outra forma com o meio ambiente. Já não vivia só da caça, da pesca e da coleta. Passou a semear nas terras mais férteis e aguardar a época das colheitas. Foi no Neolítico, portanto, que surgiu a agricultura e o homem passou a morar permanentemente no mesmo lugar.(...)

 

PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 3º vol., 1997, p. 30 e 31

O Período Neolítico foi de grandes avanços para a espécie humana.

COMPLETE as questões abaixo:

 

a)   A Revolução Agrícola do Neolítico possibilitou...

b)   A matéria-prima fornecida pela criação dos rebanhos possibilitou...

 

 

QUESTÃO 13 (Descritor: distinguir aspectos do primitivo homem americano)

 

Assunto: Sociedade primitiva na América

 

Se a sentença for  verdadeira, faça um círculo na letra V. Se a sentença for falsa , faça um círculo na letra F e troque a palavra grifada por outra verdadeira. Escreva a nova palavra (verdadeira) no espaço em branco em frente à afirmativa.

 

a) V      F ______________________      No Brasil, os registros de ocupação humana mais antigos datam de 12.000 a.C. e foram encontrados pelo botânico dinamarquês Peter Lund, na Região de Ouro Preto, em Minas Gerais.

 

b) V      F ______________________      Os primeiros habitantes da América se utilizavam de pigmentos naturais e produziam em seus abrigos pinturas barrocas, retratando as caçadas, as guerras, as festas, etc.

 

c) V      F ______________________      Num primeiro momento, o homem americano se organizou de forma sedentária, em grupos de caça, de pesca e de coleta e já conhecia o

                                                                       uso do fogo.

 

d) V      F ______________________      Os vestígios deixados pelos grupos que ocupavam um território, formados de conchas, esqueletos, ossos, pedaços de cerâmica e restos humanos são conhecidos por sambaquis.

 

 

 

QUESTÃO 14 (Descritor: explicar a teoria evolucionista)

 

Assunto: A Origem do ser humano

 

Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos?

Para essas indagações existem diferentes teorias. A teoria mais aceita para explicar a origem do homem é o evolucionismo.

 

a)      IDENTIFIQUE o nome do principal representante da teoria do evolucionismo.

 

b)      EXPLIQUE, em linhas gerais essa teoria.

 

 

QUESTÃO 15 (Descritor: Construir texto histórico a partir de imagens referente a vida primitiva do homem)

 

Assunto: A vida do homem anterior às cidades.

 

Observe as figuras abaixo.

      

 

CONSTRUA um texto de 10 linhas utilizando as figuras acima.

QUESTÃO 16 (Descritor: analisar o termo Pré-História)

 

Assunto: A vida do homem anterior às cidades.

 

Por que Pré-história?

 

Muitos historiadores chamam a história dos primeiros povoadores da Terra de Pré-história, período que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita, por volta de4000 a.c. Já a História se estenderia da invenção da escrita aos dias atuais.

Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Consideravam que só por meio deles se podia conhecer de fato uma sociedade. Mas, como se sabe, as fontes não-escritas (pinturas, restos materiais, ossos etc.) são tão importantes quanto as escritas (livros, jornais, revistas) para o estudo das sociedades humanas.

Além disso, antes da escrita o homem conseguiu dominar o fogo, desenvolver a agricultura, a criação de animais. Tais conquistas foram tão importantes quanto todas as outras realizações do homem após a invenção da escrita. Por que, então, não considerar tudo isto como História?

 

(Fonte: JÙNIOR, Alfredo Boulos. História – Sociedade e Cidadania. 5ª série. São Paulo: FTD. p.51)

 

Segundo o texto, alguns historiadores consideram a escrita como o marco divisor entre a Pré-História e a História.

 

VOCÊ é CONTRA ou a FAVOR desses historiadores? Justifique sua resposta utilizando pelo menos um argumento histórico.

 

A resposta para esta questão vai depender da visão e da compreensão do aluno na leitura do texto. Caso o aluno se posicione contrário à teoria citada, poderá utilizar o último parágrafo do texto para justificar sua posição.

Caso contrário, corrija de acordo com a veracidade histórica dos argumentos utilizados.

 

 QUESTÃO 17 (Descritor: identificar as características do Paleolítico, do Neolítico e da Idade dos Metais)

 

Assunto: Os períodos da Pré-história

 

O período da História que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita pode ser dividido em Paleolítico e Neolítico e Idade dos Metais

 

IDENTIFIQUE duas (2) características para cada um dos períodos da História acima citados.

 

 

 

QUESTÃO 18 (Descritor: caracterizar o período paleolítico)

 

Assunto: Sociedades primitivas: paleolítico

 

“Fala-se com freqüência do “homem das cavernas“, como se o homem primitivo tivesse vivido sobretudo dentro das profundezas das grutas. Na verdade, ele rada das cavernas ou em abrigos sob as rochas inclinações formadas pela erosão nos arenitos, nos calcários e nos basaltos. (...). Pode-se  imaginar que os homens pré-históricos construíram tendas de peles ou cabanas nesses abrigos.

 

 Fonte: BORGES, François. A vida cotidiano na Idade da  Pecha. O correio da Unesco, novembro de 1972.

 

a)     IDENTIFIQUE a que período da "Pré-história" o trecho acima se refere.

b)    RETIRE do trecho uma característica desse período apresentada ao trecho.

c)     APONTE outra característica desse período que não esta no trecho.

 

QUESTÃO 19 (Descritor: demonstrar como as fontes históricas podem ser lidas de forma diferente, dependendo do olhar e das perguntas feitas a elas.)

 

Assunto: Comunidades primitivas

 

“Aos 73 anos de idade, Niéde Guidon, arqueóloga reconhecida pela comunidade científica internacional, completa, em 2007, 33 anos de pesquisa na região de São Raimundo Nonato, no Piauí. Em 30 anos foram descobertos vestígios da presença dos primeiros homens na região, datados de até 40 mil anos, incluindo milhares de pinturas rupestres, fogueiras, urnas funerárias e ossadas de animais pré históricos, muitos dos quais estão reunidos no museu da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), do qual ela é diretora, mas também é chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, único parque americano incluído na lista da UNESCO como patrimônio histórico mundial. É a descobridora do esqueleto mais antigo do país, o de uma mulher morta há 9800 anos. Apesar da importância de seu trabalho, a comunidade internacional demorou para confirmar a relevância de suas descobertas. Evidências apresentadas ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católica de Goiás, indicam que as ferramentas de pedra descobertas pela pesquisadora no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram mesmo feitas por seres humanos, e têm entre 33 mil e 58 mil anos de idade. São, portanto, a evidência mais antiga da ocupação da América.”

(Folha de São Paulo, 22/12/2006.)

 

O trabalho da arqueóloga  Niède Guidon é um bom exemplo do esforço das mulheres no desenvolvimento das pesquisas científicas no país.

 Explique como a teoria de Niède Guidon contribui para o estudo da ocupação da América na pré-história.

 

  

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

 

 

QUESTÃO 01

B

 

QUESTÃO 02

C

 

QUESTÃO 03

D

 

QUESTÃO 04

C

 

QUESTÃO 05

B

 

QUESTÃO 06

A

 

QUESTÃO 07

B

 

QUESTÃO 08                 

B

 

 

GABARITO QUESTÕES ABERTAS

 

QUESTÃO 09

Respostas: Professor, o aluno deve elaborar o texto destacando os seguintes aspectos: vida sedentária, criação de animais, prática da agricultura, confecção de artesanato, prática da tecelagem e uso de ferramentas e instrumentos mais sofisticados.

 

QUESTÃO 10

a) Transição do Paleolítico para o Neolítico.

b) Mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e o aumento demográfico.

QUESTÃO 11

Que todos os seres existentes no universo seriam o resultado de uma constante e lenta evolução; que o homem descendia de uma raça evoluída de antropóides. Algumas espécies não conseguiram sobreviver e extinguiram-se.

 

QUESTÃO 12

a)      ... a sedentarização e a produção de excedente, que contribuiu para o aumento da população.

b)     ... o surgimento das técnicas de tecelagem.

 

QUESTÃO 13

 

a)  V                  - Lagoa Santa

 
   

 

 

b)  V                  - rupestres

 
   

 

 

c)   V               - nômade

 
   

 

 

d)            F      - _____________

 

QUESTÃO 14

a)   O principal representante da teoria evolucionista é o cientista inglês Charles Darwin.

 

b)   Charles Darwin afirmou no século XIX, que o homem e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução. Para ele, os seres vivos evoluíram de diversas formas, das mais simples as mais complexas, e ainda continuam em transformação. As mudanças ocorridas ao longo de milhões de anos no meio ambiente obrigaram os seres vivos a adaptarem-se as novas condições de vida para sobreviverem, foi preciso evoluir para sobreviver. Aqueles seres que não evoluíram desapareceram. Este processo de evolução a adaptação recebeu o nome de seleção natural.

 

 

QUESTÃO 15

Nesta questão o(a) professor(a) deverá verificar a relação e utilização correta dos termos históricos. Não aceite frases soltas nem relações improváveis. Observe bem a interligação das figuras feitas pelo aluno.

 

QUESTÃO 16

A resposta para esta questão vai depender da visão e da compreensão do aluno na leitura do texto. Caso o aluno se posicione contrário à teoria citada, poderá utilizar o último parágrafo do texto para justificar sua posição.

Caso contrário, corrija de acordo com a veracidade histórica dos argumentos utilizados.

 

QUESTÃO 17

Paleolítico - é caracterizado pelo uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada. Nesse momento, o ser humano era nômade, subsistindo a partir da coleta, da caça e da pesca. Constituía comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios de produção..

Neolítico - é marcado pelo processo de sedentarização da espécie humana. A partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais, formaram-se os primeiros núcleos urbanos e deu-se a organização das tribos, que correspondem a formações sociais mais complexas.

Idade dos Metais - foi o momento em que o ser humano, aperfeiçoando técnicas de metalurgia, conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.

 

 

QUESTÃO 18

a)     Paleolítico.

b)    Os homens desse período habitavam as cavernas.

c)     As comunidades eram nômades viviam da caça e da coleta de frutos  raízes.

 

QUESTÃO 19

O estudo da arqueóloga Niéde Guidon afirma que o homem já está presente na América a muito mais tempo do que se pensava. As evidências apresentadas pelos pesquisadores Emílio Fogaça e Eric Boema confirmam a relevância da pesquisa da arqueóloga.

 

 

 

voltar para Antiguidade

show normalcase left b05n bsd fwB tsY|show tsN left fwR|left fwR|||image-wrap|news|normalcase uppercase c05|fwR normalcase c05|news login normalcase uppercase c05|tsN normalcase uppercase c05|normalcase uppercase c05